terça-feira, 17 de junho de 2008

O Nome de Deus Revela o Seu Caráter

O Nome de Deus Revela o Seu Caráter

O NOME DE DEUS, nas escrituras, representa o seu caráter revelado. Deus revela-se a Si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome (Ex. 6:3; 33:19; 34:5,6). Adorar a Deus é “invocar Seu nome” (Gn.12:8); temê-lo (Dt. 28:58(c); louvá-lo (2Sm. 22:50); glorificá-lo (Sl 86:9). É sacrilégio tomar o nome de Deus em vão (Ex.20:7), ou profaná-lo, ou dele blasfemar (Lv.18:21 - 24:16). Reverenciar a Deus é santificar ou bendizer o seu nome (Mt. 6:9). O nome do senhor defende o seu povo (Sal.20:1), e por amor do seu nome não os abandonará (1Sm.12:22).
Os nomes de Deus, mais comuns encontrados nas escrituras são os seguintes (nomes e títulos):

1.1 ELOHIM (Deus) é forma plural, e significa "O Deus Todo-Poderoso". Este nome era também usado para os deuses das nações, da mesma forma como hoje todo o mundo diz crer em Deus, fala de Deus, sem contudo conhecer quem é Deus. Por ser "Elohim" uma forma plural, os defensores do trinitarismo ensinam que neste nome estão implícitas, as três pessoas da Santíssima Trindade. Este argumento porém, não encontra apoio nas escrituras, nem tampouco dos eruditos em idiomas. Segundo o Dicionário da Bíblia de Smith (em inglês), "a forma plural de Elohim significa "plural de majestade", e indica a "totalidade da força divina, a soma dos poderes enfeixados em Deus". Se Elohim significasse uma trindade de pessoas na divindade, os judeus não teriam apanhado pedras para as atirarem em Jesus, quando ele declarou: "se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados" (Jo. 8:24), porque eles compreenderam exatamente que Jesus estava se identificando como o EU SOU, que falou a Moisés, na sarça ardente. Se eles cressem que existia uma trindade de pessoas na divindade, não teriam se enfurecido contra Ele, pois teriam compreendido que ali estava a "segunda pessoa".

1.2 JEHOVAH‚ (Senhor), Elohim, o Deus-Criador não permanece alheio às suas criaturas. Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu para ajudá-los e salvá-los» ao assumir esta relação, Ele revela-se a Si mesmo como "JEHOVAH, O DEUS DA ALIANÇA". O nome "JEHOVAH" tem sua origem no verbo "SER", e inclui os três tempos deste verbo: passado, presente e futuro. O nome "JEHOVAH", portanto, significa: "aquEle que É, que era e que há de ser", em outras palavras, o Eterno: O que É por si mesmo - o "EU SOU" (Ex. 3:14).
Por este nome maravilhoso, o Senhor Jesus se identifica à Sua Igreja (Ap 1:8), onde Ele apresenta-se dizendo: ... EU SOU O ALFA E OMEGA, DIZ O SENHOR, AQUELE QUE É, QUE ERA E QUE HÁ DE VIR, O TODO PODEROSO". Visto que Jeovah é o Deus que se revela a Si mesmo ao homem, o nome também significa: "Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me manifestarei.

O nome "JEHOVAH" surgiu de uma adaptação do nome impronunciável de DEUS, o "temível" Nome do Senhor. O nome compunha-se de quatro letras (consoantes), "Y H V H". Tão temível era para os judeus esse nome que, ao copiarem a lei, ou transcreverem um outro trecho das Sagradas Escrituras, onde aparecia o sublime Nome de DEUS, o escriba fazia uma pausa e reverenciava a Deus. Há um ensino sobre a palavra "SELAH" que aparece setenta e uma vezes nos Salmos, e também no Livro de Habacuque, de que essa palavra significava a pausa em reverencia feita pelos escribas ao escreverem o Nome "Y H V H ". Era costume entre os Hebreus, quando o iam, pronunciar em substituição, "ADONAY" (Senhor), ou "ELOHIM" = Deus.
Desde o tempo em que os sinais massoréticos vieram ajuntar-se às consoantes do texto hebraico, as vogais dos nomes Adonai e Elohim foram ajuntadas ao tetragrama "YHVH", dando lugar à pronuncia do nome "JEHOVAH" (originalmente YEHOVAH, OU "YAHVEH"). O Nome "JEHOVAH"‚ foi traduzido para o grego, como "SENHOR", correspondente a "Adonay", pelo qual chamamos o "Nosso Senhor Jesus Cristo".
"JAH"‚ é abreviatura do nome "Jeovah", aparece no Salmo 68:4, correspondente ao "EU SOU O QUE SOU" de Ex. 3:14.

1.3 EL‚ (Deus), é usado em certas combinações: "EL-ELYOM" (Gen. 14:18-20), "O Deus Altíssimo", o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses. "EL-SHADDAI", o DEUS que é suficiente para as necessidades do seu povo (Ex.16:13). "EL-OLAM, O eterno Deus (Gen. 21:33).

1.4 "ADONAY", significa literalmente "Senhor" ou "Mestre" e dá idéia de governo e domínio (Ex.23:1· Is.10:16,33). Por causa do que Deus É e do que tem feito, Ele exige o serviço e lealdade do seu povo. Este é o nome pelo qual Cristo identificou-se aos seus discípulos ainda no corpo humano: - "vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu O Sou! (Jo.13:13).

1.5 PAI, Este titulo emprega-se tanto no VT como no Novo e em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do Homem: de maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se geração de Deus (At.17:28). Todavia, está relação não garante a salvação. Somente os "regenerados" pelo Espírito Santo, aqueles que foram "vivificados" (receberam nova vida), os que creram no Nome de Jesus Cristo, esses são "Filhos de Deus" no sentido da salvação (Jo. 1:12;13).

1.6 FILHO, Por este título Deus revelou-se aos homens, para os salvar e os restaurar da sua vã maneira de viver. Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo (2Cor.5:19). E no filho, Deus revelou aos homens o seu "NOME SALVADOR" (João 17:6,12). Jesus Cristo declara nos versos acima: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste (v.6), e: "Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me deste..." (v.12).

1.7 ESPÍRITO SANTO‚ (Deus em "emanação"). Por este título Deus manifesta-se ao seu povo, exalando o seu poder para dentro das nossas vidas. É o Espírito eterno que falou aos santos profetas, que estava com Jesus enquanto realizava o seu ministério terreno, e foi-nos enviado para estar conosco como "penhor" da nossa herança, até que Jesus Cristo volte para arrebatar a sua Igreja.

Todos estes nomes e títulos de Deus, aqui relacionados, não quer dizer que um deles, ou todos, encerrem o nome de Deus. Cada um desses nomes é uma forma do Eterno identificar-se com o seu povo, através das suas obras. O Deus que opera a favor do seu povo, acha expressão nos seus nomes, e ao experimentar o povo a sua graça, desse povo então se pode dizer: conhecem o seu NOME.
A relação entre Jeovah e Israel resume-se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Jeovah e seu povo, dai surgirem os nomes compostos:

2. NOMES COMPOSTOS:

2.1 Aqueles que se sentem desamparados, aprendem que ele É: "JEOVAH-JIREH" - O Senhor proverá (Gen.22:14).
2.2 Aos que jazem em leitos de doenças, manifesta-se como: "JEOVAH-RAFA" - Eu Sou o Senhor que te sara (Ex.15:26).
2.3 Os oprimidos pelo inimigo, necessitam socorro, e invocam: "JEOVAH-NISSI"‚ O Senhor nossa bandeira (Ex.15:26 Is.59:19)
2.4 Os carregados de cuidados, descansam nele, pois creram em: "JEOVAH-SHALOM" - O Senhor é a nossa paz (Jz . 6:24).
2.5 Os peregrinos na terra sentem necessidade e invocam a: "JEOVAH-RAAH" - O Senhor é o meu pastor (Sal.23, Jo. 10);
2.6 Os que se sentem sob condenação, e necessitam de justiça, esperançosamente se refugiam em: "JEOVAH-TSIDKENU"‚ - O Senhor é a nossa justiça (Jr. 23:5, Rom.5:1 etc..)
2.7 E quando o Reino de Deus se houver concretizado na terra, Ele será conhecido de todos como: "JEOVAH-SHAMMAH" - O Senhor está ali. (Ez. 48:35).

3. O NOME DE DEUS REVELADO EM JESUS CRISTO.

Ainda que o senhor tenha sido conhecido do seu povo, por tantos nomes e títulos gloriosos, o seu nome permaneceu em segredo em todo o antigo testamento.
Abraão, Isaque e Jacó o reconheceram como sendo "ADONAY" (Senhor) ou "ELOHIM"(DEUS).
Moisés ao perguntar-lhe "qual é o teu nome? O Senhor lhe respondeu: "EU SOU O QUE SOU" (Ex.3:14) e disse mais "Vai e diz ao povo de Israel", "Adonay, o Elohim de vossos pais me enviou a vós". Ele se identificou apenas como "Senhor" e Deus. Manoá Pai de Sansão perguntou ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? e o anjo lhe respondeu: "Porque perguntas pelo meu nome visto que é maravilhoso?" (Jz.13:17).
O Sábio pergunta "Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu Filho, se é que o sabes”? (Pv.30:4).
O Senhor mesmo nos dá as respostas às perguntas, na sua palavra:

a) O Senhor Jesus, falando a Nicodemos diz: ..."Ninguém subiu ao céu, senão o que de lá desceu: o Filho do homem, que está no céu” (Jo. 3:13). Nesta resposta, Jesus está identificando-se como Deus onipresente,. Ele que pode estar no céu e na terra, ao mesmo tempo.
b) Jesus Cristo exerceu autoridade sobre os ventos e as águas (Mc.4:37-41; Mt.8:23-27; Lc.8:22-25);
c) João 1:3 declara: " Todas as coisas foram feitas por ele JESUS, e sem ele, nada do que foi feito se fez.
d) Isaías 52:6 "Portanto o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, naquele dia: porque eu mesmo sou o que digo: "Eis-me aqui" Quando? Isaías 7:14 ..."Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será o seu nome "EMANUEL" (que traduzido É DEUS CONOSCO, cumpriu-se em Mt. 1:21,23). Is. 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o
principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRINCIPE DA PAZ".

Quem é este menino? Qual é o seu nome? (Mt.1:21; Lc. 1:31). Jesus Cristo declara ter revelado O NOME DE DEUS aos seus discípulos. Qual o nome que ele revelou? Não há outro nome revelado por Ele, a não ser o seu próprio nome "JESUS".

JESUS É O NOME DE DEUS, revelado para a redenção do homem. Ele declara: Eu vim em nome de meu Pai (Jo.5:43). É importante lembrar que o nome de "JEHOVAH" era impronunciável pelos judeus, devido à sua forma consonantal "YHVH". Este nome aparece no A.T. 6.823 vezes; mais do que o dobro de todos os outros nomes, tendo sido considerado como nome inexprimível, embora os judeus o tenham abreviado para a forma "JAH" (YAH), incorporando-o nos seus nomes pessoais, como por ex.: "Eliyah, Isayah, Neemyah, Jeremyah, etc. Este é o nome que somos mandados a temer (Dt.28:58) Traduzido como " O SENHOR". Este é o nome usado por Deus em todo o capitulo 23 de Jeremias. Onde Ele ameaça os profetas mentirosos, e este foi o Nome que o povo "esquecido" confessou quando deixou de seguir a Baal (Jr.23:27 1Reis 18:39). Foi neste Nome que Deus fez aliança com Moisés e os filhos de Israel, e foi portanto, o nome que estava no Anjo do Concerto (Ex.23:21), que é. sem dúvida, O SENHOR JESUS CRISTO. (confira Mal.3:1» 10:9). O mesmo é subtendido no salmo 2:12, Beijai o Filho, para que não se irrite, e não pereçais no caminho. Deus requer que conheçamos o Seu Nome, e que O relembremos. O Seu nome É excelso não O esqueçamos! Devemos temê-lo. O seu Nome está no seu Filho".
Séculos mais tarde, quando Deus desejou revelar-se a Si mesmo, não somente a uma raça, mas a "todo o mundo", quando Ele desejou proclamar por intermédio de um SUPREMO NOME‚ tanto a exaltada posição pessoal de mediador do "Novo e Melhor Concerto", como a sua condescendência para com o homem, Ele o fez por intermédio deste glorioso Nome - JESUS - que quer dizer: "JEHOVAH O SALVADOR".
"JESUS" é a forma grega do hebreu "YAHAOSHEA" (ou YEHOSHUA)‚ correspondente a Oséias ou Josué (Jeovah, o Salvador).
O Nome de JESUS, no grego "IHSOYS" encontra o valor numérico igual a 888, sendo 8 o número da nova criação (IHSOYS=10+8+200+70+400+200). Este número está relacionado à nossa redenção. (Os que foram salvos do dilúvio), e vem relacionar-se também à ressurreição do Senhor no oitavo dia (ou o primeiro após sétimo), e à nova terra. ( 8° Dispensação).

Pr. Artur Gabriel -http://ministerioaliancaapostolica.com.br 

Nenhum comentário: