terça-feira, 17 de junho de 2008

Jesus Cristo - Deus Revelado

 "... E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?"
Todo estudante da Bíblia, ou melhor dizendo: todo crente, conhece esta pergunta que cristo fez aos seus discípulos, como bem a famosa resposta dada por Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo", a qual concluiu o Senhor Jesus: Não foi a carne e o sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus.

Que Jesus Cristo sabia que era o Filho de Deus, não há dúvidas; além da natureza divina que possuía, desde o ventre materno, Ele mesmo tinha ouvido a voz céu, por ocasião do seu batismo: "... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo"(Mat. 3:17); Ele mesmo já havia afirmado em várias ocasiões ser o Cristo, o Filho de Deus. fazia-se porém necessário ouvir dos seus discípulos, que seriam os seus mensageiros, se tinham certeza de quem estavam seguindo. Certamente, não teria mais importante resposta a ser ouvida por Cristo, naquele ponto do seu ministério terreno, do que a confirmação por seus seguidores, de que Ele era o Cristo, o Filho de Deus. Afinal, para isso Ele veio, como o "Enviado de Deus" para salvar o mundo. Ele tinha certeza do seu ministério; Ele não estava ali por acaso, nem tampouco alheio ao que lhe sucederia.

Mas, ouçamos novamente a pergunta do Senhor: "E vós quem dizeis que Eu Sou?"

Vejamos o que disse o anjo, quando do anúncio do Seu nascimento; "Ela dará a luz um filho, e será o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. ...e Ele será chamado pelo nome de EMANUEL, que quer dizer; DEUS CONOSCO, (Mat.1:21-23) Aqui o anjo está dizendo que o menino que iria nascer, o Filho de Deus, é "Deus Conosco".

Ouçamos as Suas Próprias palavras, identificando-se como Deus, e não apenas como o Filho de Deus: "...Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem EU SOU;". Nesse longo sermão do capitulo 8 de S. João, onde Cristo expõe aos judeus a sua missão, Ele se identifica como a Luz e a Vida; se identifica como o Filho de Deus, enviado e se identifica como o EU SOU, que existe antes que Abraão existisse. Foi por causa desta revelação que os judeus apanharam pedras para lhe apedrejarem, porque para os judeus, a maior blasfêmia era alguém fazer-se igual a Deus. Jesus foi muito além para eles. Ele disse ser exatamente o "EU SOU", que falou a Moisés na sarça ardente; O eterno, o que existe por Si mesmo. Será que Ele estava enganado? Oucamos-Lo em outro discurso, onde Ele declara ser "O Bom Pastor", "A Vida", novamente declara ser o Cristo, e por fim diz: "EU E O PAI SOMOS UM" (Jo. 10:1-30). Encontramos as mais firmes declarações dos lábios do Senhor Jesus, sobre a sua divindade, no longo do sermão, dirigido especialmente aos discípulos, iniciando-se após ter-lhes lavado os pés (Jo. cap. 13 e 14). No cap. 13:13, Ele declara: "Vós me chamais Mestre e Senhor ("Adonay"), e dizeis bem, porque EU O SOU. Mais a frente do discurso, quando Filipe pediu-lhe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta, o Senhor lhe disse: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tendes conhecido? Quem vê a mim, vê o Pai; como dizes tu, mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai, e o Pai está em mim? (14:8-10); e diz mais "Tudo o que pedirdes em meu nome (em nome de Jesus), isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma cousa, em meu nome, eu o farei”. (vs.13,14).

Pois bem, continua a pergunta do Senhor, para nós cristãos, hoje: ... E vós quem dizeis que Eu Sou?.
Ao ouvirmos as afirmações da sua Palavra, só teremos a dizer com o apóstolo João: "Tu És o verdadeiro Deus e a Vida Eterna" (1Jo.5:20) "Tu És o Verbo (a Palavra) de Deus, que se fez carne, e habitou entre nós"(Jo. 1:1-3, 14); Tu És o Alfa e o Omega; És o Senhor Deus - aquele que É, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso (Ap. 1:8); ou diremos com o profeta Isaías: "Tu És o Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz" (Is. 9:6); Tu És DEUS-CONOSCO (Emanuel) (7:14).

2. Verdadeiramente, Jesus Cristo é Deus, manifestado em corpo humano.

A maioria dos cristãos reconhecem que Jesus Cristo É Deus; porém, o reconhecem como "Deus Filho", fazendo assim uma diferença entre Ele e "Deus Pai". A interpretação geral, é que o Filho estava, na eternidade, ao lado do Pai, até que chegou o tempo de salvar o mundo, quando aqui desceu, fazendo-se nascer da virgem, vivendo neste mundo até consumar a obra de redenção, retornando ao céu, para ali estar novamente "ao lado do Pai".
Jesus Cristo não é outro Deus, ou um Deus menor ao lado de Deus. A conclusão das afirmações bíblicas, é que:

A bíblia Sagrada ensina-nos que Deus não conhece outro Deus; é o eterno Deus quem declara: "antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá"(Is. 43:10b); "Eu Sou o Primeiro, e Eu Sou o Último, e fora de mim não há Deus; Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que Eu conheça" (44:6-8), "Eu Sou o Senhor, e não há outro: fora de mim não há Deus" (45:5,6,14,18,21,22; 46:9). Ainda Ele declara que: Ele É o Salvador, e que não há outro, (43:11, 45:21-22, 49:26, 60:16, Os. 13:4, Sal. 106,21). Somente na pequena Epístola de Tito encontramos 6 (seis) vezes a expressão "nosso Salvador", sendo três vezes atribuídas a Deus (Pai), e três vezes ao Senhor Jesus Cristo.
Observamos nestas citações, que o Eterno Deus declara: não haver outro Deus, não haver outro Senhor, e não haver outro Salvador. Se Jesus Cristo declara ser Deus, Senhor e Salvador, então e porque Ele e Deus manifestado em corpo humano.

3. JESUS CRISTO é A FORMA VISIVEL DE DEUS.
Deus jamais foi (nem poderia ser) visto por alguém; "Disse
Deus a Moisés: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá"(Ex.33:20). Os Santos patriarcas, profetas e videntes jamais declararam ter visto Deus (em sua forma visível); declaram, sim ter visto a Glória de Deus (Ex.16:10, 24:9-18, 33:18, Lev.9:23, 1Re. 8:11, 2Cron. 5:14, Deut. 5:24), Outra forma como esses santos homens declaram ter visto a Deus, foi através de um anjo: "theofania" (Gen 17:1-22, 18:1-16, 32:22-30, Jz. 6:11-12, 13:3,9,13,15-23) e outras refs. bíblicas; ou em visão, como é o caso do profeta Isaías (6:1-5). Porém, ao lermos o contexto, compreenderemos que o profeta viu a semelhança da glória de Deus, o que também é descrito pelo profeta Ezequiel (1:28).

4. DEUS É VISTO EM SUA FORMA VISIVEL
João Batista, enunciando o Cristo, diz: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, O fez conhecido" (João 1:18 - Almeida ERC).
É lamentável, que nas traduções modernas da bíblia, este versículo tenha sido torcido, de maneira absurda. Eis as novas versões:
1) "Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito que está no seio do Pai, e quem O revelou" (Atualizada)
2) "Ninguém nunca viu a Deus. Mas o Deus unigênito, que está ao lado do Pai, é o que O revelou" (Contemporânea)
3) "Ninguém jamais viu a Deus. O Filho Único, Deus, que está voltado para o Pai, o revelou" (Ed. Católica, Loyola).

Como podemos observar, nas citações das versões Atualizada e Contemporânea, Jesus Cristo não é o Filho Unigênito, mas Deus Unigênito. É impossível conciliar-mos a idéia de Deus nascido, porque Deus é eterno. Existe por si mesmo. Quem nasceu foi o Filho. O Filho não existia em forma e sim em propósito, na mente de Deus. Portanto nestas citadas versões da Bíblia Sagrada, está clara a idéia de apresentar o Senhor Jesus, como um Deus segundo, um Deus menor. Por essa tendência, vemos que é propósito desses tradutores dividir o eterno e único Deus em dois, três, ou quantos vierem a imaginar, ou reduzir o Senhor Jesus em um ser inferior, ou ainda tentar concretizar a idéia da filiação eterna (O Filho Eterno, tema que estudaremos ainda neste capítulo).
É importante sabermos que, em todas as versões conservadoras, o referido texto aparece igual ao da Edição Revista e Corrigida (Ed. católica Ave Maria; Versão em Espanhol de Cipriano de Valera; Versão em inglês do rei Jaime e outras).

Os Santos do Novo Testamento declararam ter visto o Senhor Jesus glorificado, no céu, à destra da majestade divina: JESUS CRISTO, a imagem do Deus invisível. O apóstolo Paulo viu uma luz de esplendor insuportável à vista humana, que o derribou por terra, e ouviu uma voz, em meio ao resplendor, a qual clamou: "Quem és, Senhor (Jehovah)? E o Senhor lhe respondeu: "Eu Sou Jesus, a quem tu persegues", (At. 9:5). Estevão, nos momentos que antecediam o seu martírio, "...cheio do Espirito Santo, fitou os olhos ao céu e viu a glória de Deus, e Jesus que estava a sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé a destra de Deus". E apedrejavam a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.(At.7:55,56,59). Aqui lemos que Estevão viu a GLÓRIA de Deus, e que o Senhor Jesus estava a destra de Deus. Sendo Deus, Espírito, sem aparência corpórea visível, o que significa "a direita (ou Destra) de Deus? Observaremos nas Escrituras citadas, que "Destra" ou "Direita" de Deus, representam o Seu poder, ou a Sua majestade: " tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder: a tua destra despedaça o inimigo" (Ex. 15:6), "A destra do Senhor faz as proezas" (Sal. 118:15,16), Até ali a tua mão guiará e a tua destra me salvará. (Sal 139:10), Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus: Eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Is.41:10), "De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se a destra de Deus" (Mc.16:19, At. 2:33), "Ele é o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa (a expressa imagem do seu Ser), sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se a destra da majestade nas alturas" (Heb.1:3), e pode assim dizer: "Todo o poder me é dado no céu e na terra! (Mat. 28:18).

O apóstolo João viu o cristo glorificado (Ap. 1:8, 17), que lhe informou ser o Primeiro e o Último, o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, aquele que É e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso (v.8); ele viu o trono da majestade divina (Cap.4) viu os quatro seres viventes sobre os quais se assenta a glória de Deus, viu os vinte e quatro anciãos, viu ainda o Leão da tribo de Judá, que ao mesmo tempo é o cordeiro que foi morto, e que é digno de receber riquezas, sabedoria, honra e glória e ações de graças (Cap.5), e por fim, ele viu o grande Trono Branco, e nele assentado UM, de cuja presença fugiu a terra e o céu (20:11).
O Apóstolo Paulo afirma que Jesus Cristo é a forma visível do Deus invisível (Fil. 2:6, Col. 1:15). E o Senhor Jesus mesmo declara: " Quem me vê a mim vê o Pai." (Jo. 14:9).

Pr. Artur Gabriel - http://ministerioaliancaapostolica.com.br 

2 comentários:

Paulo Horn disse...

Saibam mais sobre a Unicidade de Jesus Cristo, o Todo Poderoso Deus visitando o site www.louvaiadeus.com.br e leiam os livros: FIO AZUL E DEUS EXISTE?

Unknown disse...

graças a deus que existe homens como o sr. conhecedores da verdade deus vos abençõe muito Jesus éo verdadeiro deus e a vida eterna amem